quarta-feira, 11 de novembro de 2015

39. Memórias ao longo dos rios


O prazer da picanha


O prazer da picanha é como o prazer da pesca. Deseja-se a picanha e com igual intensidade a pesca. Ter ido pescar para o rio Minho de barco, à “rola”, teve um grande significado para mim. Havia meses, que a distância entre os dois pontos Ómega, o meu e o de Vaz de Carvalho, não se encurtava a ponto de coincidirem. É que os caminhos da vida são diferentes e às vezes, em vez de correrem pelo menos paralelamente, tendem a afastar-se. Contudo, remedeia-se esta geometria, com uma simples verbalização.
- Borges, amanhã tencionava ir pescar robalos ao rio Minho. Quer ir?


Pronto. O Universo compôs-se.
No dia seguinte, cumprimentámo-nos parcimoniosamente, a fim de compensarmos saudades das respectivas companhias. Foi assim, que eu entendi a festa que VCarvalho me fez, à qual retribuí também generosamente.
Lá fomos atrelar o barco, seguindo para norte em direcção a Caminha, parando em Esposende para comprar “bicha”, chegando ao talho a comprar umas iscas de fígado e como preparação ritual da pesca que se iria iniciar de seguida, pataniscámos numa mesa da esplanada do Bar do Rio.


A paisagem que nos acolhe neste rio é sempre bela, sente-se, por mais que a distracção nos absorva. Os olhos solidariamente captam o supremo esplendor e a mente acaba por confirmar.
Já em acção de pesca, os robalos, calçando no mínimo obrigatoriamente 36, depressa “caminharam” na nossa direcção. Recolhemos os três, 16 peixes, em 5 horas de pesca. Durante a “rola” falámos sobre fios entrançados, da nossa arte no barco, das origens do vinho, de receitas primorosas e da importância do nariz na vida dos seres humanos. 


A exorbitância das conversas, apaziguaram o vento, que neste dia soprou desagradavelmente sobre as águas do rio Minho.
Encerrámos a faina às 17h00. Escusado será dizer, que pescador que se preza nunca está satisfeito, mas a noite aproximava-se, pelo que, com sumo de limão no pensamento e secura na boca, chamámos Matosinhos ao nosso desejo, com destino definido: Altix. 


O jantar, fígado e ovos estrelados (deveria ter sido picanha), com sobremesa de futebol (FCPorto/Maccabi), foi um festim mínimo, simples e adequado.

Matosinhos, 20 de Outubro de 2015
Luís M. Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário